Rio de Janeiro -
-------------------------------------------------------



Com séculos de história, a fisioterapia teve início em tempos remotos com o primeiro homem, este que supostamente tentou realizar um toque com propósito de cura. As técnicas utilizadas pela fisioterapia para reabilitação são resultantes de um complexo processo evolutivo da ciência.

Em algumas fases da história as ciências médicas sofreram extrema proibição, pois a igreja detentora de plenos poderes vetava qualquer estudo que utilizasse o corpo humano. Muitos séculos mais tarde, com a 2ª Guerra mundial e o enorme número de mutilados, se fez necessário estudo mais detalhado do movimento corporal humano, e assim surge a escola de cinesioterapia com o grande proposto de confeccionar próteses e reabilitar as sequelas deixadas pela guerra. Podemos dizer que neste momento é instituída a fisioterapia no mundo.

O relato deste trecho da historia da fisioterapia se fez necessário, pois muitos ainda acreditam que esta é uma profissão nova e que comparada com outras áreas da saúde, a fisioterapia não tem tradição e história. Um grande erro foi cometido com os que se dedicaram e fizeram tantas descobertas nesta área, pois o reconhecimento demorou chegar e os direitos cabíveis aos profissionais também.

Devido aos inúmeros fatos que comprometeram anos da profissão é que ainda hoje se ouve as perguntas: Fisioterapeuta é médico? Será que devo chamá-lo de doutor? E para responder esta questão só outra pergunta: Odontologista é médico? Devo chamá-lo de doutor? São dúvidas existentes dentro da sociedade e que devem ser esclarecidas com a segunda resposta: Aos graduados, pós graduados ou portadores do título de mestrado da área da saúde, cuja carreira possibilite realizar um Curso de Doutorado, após conclusão deste curso estes profissionais receberam o titulo que só assim os qualificam em Doutores, Dr. (a); mas por tradição inerente as profissões de Medicina, Odontologia, Psicologia, Fisioterapia... Estes profissionais devem ser chamados de doutores independente da conclusão do curso de doutorado, como também por tradição os profissionais da área jurídica que por sua vez, cursam Bacharelado.

Outra grande dúvida é quanto a especialização do fisioterapeuta, com tantas áreas de atuação este profissional pode atuar dentro e fora das área hospitalar, que irá depender do curso de especialização escolhido por este profissional após a graduação normal.

Algumas das áreas de atuação são: Angiologia, Acupuntura, Cardio-respiratória, Docência, Dermato-funcinla (Estética), Ergonomia, Fisioterapia Preventiva, Geriatria, Hidroterapia, Neurologia (Neurologia-Funcional), Obstetrícia, Pediatria, Pilates, Reumatologia e Traumato-Ortopedia.

O fisioterapeuta estuda durante 4 anos e meio para concluir a graduação; a pós graduação tem duração entre 2 e 4 anos, e o doutorado leva em média 2 anos para ser concluído.

0 Comments:

Post a Comment